Olhai os lírios do campo.....

O Sermão do Monte - pare de estar ansioso

W79 1/4 - Jesus apresentou então uma segunda ilustração, dizendo: “Também no assunto do vestuário, por que estuais ansiosos, Aprendei uma lição dos lírios do campo, como eles crescem; não labutam nem fiam; mas eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um destes.” — Mat. 6:28, 29.
Os “lírios do campo” provavelmente incluíam diversas das flores muito coloridas que apareciam nos campos da Galiléia. O Dicionário da Bíblia, de Hastings, em inglês, declara:
“Todas estas crescem no meio dos cereais, amiúde encimando-os e iluminando os amplos campos com seus vários graus de roxo avermelhado até roxo-violeta e azul, deveras, cores régias. Quem já tiver ficado em pé entre os trigais da Galiléia e tiver visto os belos racemos [cachos] destas flores elevando-se em todas as direções acima do cereal em pé, compreenderá imediatamente a propriedade da alusão de nosso Salvador . . . Entretanto, se entendermos por ‘lírios do campo’ apenas os lírios silvestres, estes também ficariam incluídos na expressão. A comparação de nosso Salvador seria então como uma ‘fotografia composta’, uma referência a todas as cores esplêndidas e formas belas das numerosas plantas silvestres abrangidas pelo nome lírio.”
Quando se observa “como” estas flores “crescem”, vê-se que fazem isso sem ‘labuta’ ou ‘fiação’, em que os homens precisam empenhar-se para produzir vestuário. No entanto, os lírios do campo estão ‘vestidos’ de beleza que nenhuma roupa humana pode igualar, nem mesmo uma tão famosa pela finura como a do Rei Salomão. — 2 Crô. 9:15-21.
Quanto à lição contida nesta ilustração, Jesus declarou: “Se Deus, pois, vestiu assim a vegetação do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá ele tanto mais a vós, ó vós os de pouca fé?” — Mat. 6:30.
“A vegetação do campo” inclui as flores mencionadas por Jesus. Durante os verões quentes da Palestina, esta vegetação murcha já em dois dias. As hastes secas das flores e a grama eram recolhidas como combustível para os fornos de pão. Visto que Deus ‘veste’ belamente a vegetação que seca tão depressa, era boa a pergunta de Jesus: “Não vestirá ele tanto mais a vós, ó vós os de pouca fé?” Os servos de Deus são muito mais importantes do que as flores. A preocupação excessiva com a obtenção do necessário vestuário indicaria “pouca fé”.
“Portanto, nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir”? prosseguiu Jesus, “porque todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.” — Mat. 6:31, 32.


Papel de Parede - Lírio 1920x1200 [Widescreen]






Papel de Parede - Lírio Asiático 1024x768


Papel de Parede - Lírio Branco 1024x768


Papel de Parede - Lírio laranja 1920x1200 [Widescreen]


Papel de Parede - Lírio 1024x768

Comentários

Posts mais vistos